Brotas recebe ação contra Aedes do Centro de Controle de Zoonoses

Moradores das localidades de Campinas de Brotas, Candeal, Brotas I e Acupe serão contemplados nesta quinta-feira (18) com uma ação especial do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde. Diversas estratégias vão intensificar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

A atividade programada acontecerá depois de um balanço nas denúncias sobre focos nas localidades através da Ouvidoria da Prefeitura no 156. “Estamos fechando o cerco contra o mosquito cada vez mais. O trabalho conjunto com a população deve ser o ano inteiro, mas esse período epidêmico as atividades internas foram suspensas, então, é preciso que cada residente aproveite o isolamento e cuide de sua casa. Nós estamos redobrando os atendimentos das ações que já fazíamos como bloqueios ampliados, além dos atendimentos via Ouvidoria pelo 156”, explicou Isolina Miguez, subgerente de arboviroses do CCZ.

A partir das 08h, agentes de endemia junto com a LIMPURB farão um mutirão de limpeza em um terreno baldio na Rua 19 de Maio, no bairro de Brotas I. Entre as ações está o uso de quatro carros de aplicação do inseticida UBV Costal que vai percorrer os locais escolhidos, além de inspeção em repartições públicas da região como Maternidade IPERBA, escolas estaduais, Fiocruz, Lacen e outros.

Como mais de 80% dos focos encontram-se nos domicílios, as equipes vão distribuir orientações sobre o controle vetorial para síndicos e em condomínios dos bairros para conscientizar os moradores, especialmente época de pandemia, quando os agentes não estão adentrando os imóveis.

Devido ao aumento do número de casos suspeitos e confirmados de arboviroses em Salvador, as ações especiais serão realizadas semanalmente em diferentes localidades da cidade.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários