Mulher denuncia caso de racismo em loja do Shopping Bela Vista

O caso aconteceu na loja Renner do centro comercial

Diante das acusações, a cliente desmaiou e foi atendida pelo serviço médico do centro comercial (Foto: Arquivo pessoal)

A atendente de laboratório Fernanda Rodrigues, de 42 anos, afirma que foi vítima de racismo na loja Renner, do shopping Bela Vista, após ter sido acusada pelo segurança da loja de ter roubado o estabelecimento comercial. Os irmãos dela, Leandro e Renata Rodrigues, contaram que o caso aconteceu na última sexta-feira (20).

Diante da acusação, Fernanda, que é hipertensa, teve um pico de pressão e desmaiou. A queda gerou uma fratura no tornozelo. Inconformados com a situação, os parentes da atendente, que estavam com ela, buscaram a gerência da loja para denunciar a agressão e, segundo eles, foram informados que o funcionário havia sido demitido e que não estaria mais nas dependências do estabelecimento. 

De acordo com Leandro, a atendente de laboratório estava na loja escolhendo uma roupa quando foi surpreendida pela ação de uma outra cliente que, supostamente, havia furtado perfumes do estabelecimento. “Depois que essa cliente foi flagrada e retirada da loja, o segurança, de nome Caio Paz, chegou para minha irmã dizendo que sabia que ela estava na companhia da cliente que furtava e mandou minha irmã se retirar da loja com palavras agressivas”, disse em entrevista ao jornal Correio 24h.

Renata, que a acompanhava durante o episódio, revelou que a gerente da Renner explicou a elas que esse funcionário seria desligado de qualquer forma por outras razões, independentes ao ocorrido. “Ela se desculpou em nome da loja, mas as desculpas não retiram a ofensa e nem devolvem a saúde de minha irmã”, afirmou Renata. Ela ainda destacou que, quando buscou o funcionário para encaminhar o caso a uma delegacia, o segurança havia desaparecido. 

Em nota, o Shopping Bela Vista informou em nota que prestou atendimento médico à cliente e ofereceu toda a assistência necessária enquanto ela esteve no empreendimento. “Ela fez o registro da queixa na Central de Atendimento ao Cliente e o shopping está aguardando a apuração dos fatos. O Bela Vista reitera que não compactua, não tolera e repudia quaisquer atitudes discriminatórias e reforça que possui um posicionamento democrático e de acolhimento à diversidade”.

Posicionamento da Renner
“A Lojas Renner apurou imediatamente o incidente ocorrido na loja do Shopping Bela Vista, em Salvador, na tarde de sexta-feira, 20 de maio de 2022, seguindo seu protocolo para relatos de casos de discriminação. Após verificar as imagens captadas pelo circuito interno de TV e analisar cuidadosamente os fatos à nossa disposição, não encontramos evidências das acusações relatadas.

Ressaltamos que prestamos toda a assistência necessária à cliente. Estamos prontos para colaborar com as autoridades competentes na investigação do acontecimento, fornecendo as imagens gravadas e colocando à disposição nossos colaboradores e demais evidências disponíveis. Temos o firme compromisso de apoiar no esclarecimento do caso, de forma a determinar as responsabilidades devidas o mais rápido possível.

A Lojas Renner lamenta toda a situação e reforça aos seus clientes e ao público em geral seu comprometimento com a promoção da igualdade racial. Praticamos esses valores em nosso dia a dia, inclusive com uma agenda de treinamentos sobre relações étnico-raciais, trabalhando de forma muito próxima com as entidades e iniciativas representativas, como o Movimento pela Equidade Racial (Mover) e o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Temos 32% do nosso quadro de líderes formado por pessoas negras e a meta pública de aumentar esse número para 50% até 2030. Essas ações reforçam o nosso compromisso na luta antirracista, bem como o respeito e a equidade que aplicamos em todas as nossas relações.”

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