Museus de Salvador têm atrações gratuitas até o domingo

Com programação ligada à Semana de Museus, que se encerra no próximo domingo, 22, baianos e turistas ainda tem a oportunidade de participar de oficinas gratuitas e visitar exposições realizadas no Palacete das Artes e no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

Entre as atividades oferecidas estão oficinas de cerâmica e de pintura, visitas guiadas e exposições artísticas.

“Para a gente, a Semana do Museu é todo dia, de domingo a domingo. Mas é sempre bom ter uma semana onde o foco da sociedade toda se volta para isso. É incrível porque aumenta o público, o número de escolas, de demandas”, afirmou Pola Ribeiro, diretor-geral do equipamento, ao falar da iniciativa que busca trazer o público mais para perto do Museu.

Para ele, o museu é um importantíssimo equipamento cultural. “Nas cabeças das pessoas é lugar de coisas antigas, mas na verdade é um equipamento de propulsão. Olhando-se para o museu, é possível se lançar para frente e isso é muito importante neste momento em que temos que reconstruir, da linguagem às memórias, e isso não pode ser feito superficialmente, sem estarmos olhando para o passado e para o cotidiano”, reflete.

Curador do MAM e da mostra, Daniel Rangel falou sobre o fato de o MAM ser um espaço de diálogo e de encontros.

“A gente encontra arte, cultura, a gente se encontra com a beleza do patrimônio natural, artístico, imaterial. É um local na cidade que é único, um privilégio, onde está o terceiro Museu de Arte Moderna do Brasil e um dos mais importantes atualmente na América Latina”, conta.

  • Palacete das Artes

Já no Palacete, localizado no bairro da Graça, o destaque são as oficinas gratuitas, abertas para crianças e adultos. Neste sábado, 21, uma delas será voltada para pintura.

“Também teremos oficinas de cerâmica ligadas à exposição Estações Primaveris, assim como em relação à exposição de Israel Kislansky. Quem quiser participar liga antes para saber os dias das oficinas e faz a sua inscrição gratuita”, diz a coordenadora da Oficina de Cerâmica Experimental do espaço, Marlice Almeida.

Radicado em São Paulo, o escultor baiano Israel Kislansky está com exposição aberta no Palacete das Artes, onde também oferece oficinas de cerâmica durante a Semana dos Museus.

“O museu é um lugar de diálogo muito importante para s sociedade, com toda a sua contemporaneidade. Diferente das galerias de artes, que têm um aspecto naturalmente mais comercial, os espaços institucionais, sejam museus ou centros culturais, são justamente os espaços onde o artista contemporâneo pode e deve dialogar com a sociedade. Hoje os museus se tornaram algo muito mais amplo”, explica.

Informações e inscrições para os eventos no Palacete das Artes podem ser feitas pelo telefone (71) 3117-6986. Já para o MAM, basta entrar no site, onde todas as informações estão disponíveis.

Os demais museus ligados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), também oferecem exposições, palestras, oficinas e outras atrações durante todo o fim de semana. Mais informações podem ser obtidas neste endereço.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários