Sem apoio, Cia Baiana de Patifaria anuncia fim das atividades após 35 anos de história

Após 35 anos de história, contribuindo para a cultura local, a Companhia Baiana de Patifaria anunciou nesta terça-feira (30) o fim das suas atividades. A informação foi dada pelo idealizador do projeto, Lelo Filho, através das redes sociais. Através de um longo desabafo, ele falou sobre a história da Cia da falta de apoio nos últimos anos.

“A caminho de 35 anos de trajetória da Cia, estamos fechando esse longo ciclo de nossa trupe. Entraremos para a lista de companhias de teatro que não conseguiram passar em nenhum edital recente da Lei Aldir Blanc, nem pelo município e nem pelo estado”, escreveu.

Segundo Lelo, além de não ter conseguido o apoio da Lei Aldir Blanc, que auxiliou artistas durante a pandemia, a Cia Baiana de Patifaria teve as portas fechadas em seis tentativas de emplacar projetos. Na trajetória do grupo estão os sucessos de bilheteria  “A Bofetada”, “Abafabanca”, “Noviças Rebeldes”, “3 em 1”, “A Vaca Lelé”, “Capitães da Areia”, “Siricotico” e “Fora da Ordem”.

“Não houve quem tivesse conseguido salvar sedes de grupos artísticos, espaços culturais e, até mesmo, teatros que a cidade perdeu no último ano e meio”, explicou.

Em 2021, a sede da instituição foi adaptada para receber artistas que desejavam ensaiar, apresentar ou transmitir seus espetáculos de forma online. Na época, o Casarão 15 recebeu apoio do Mapa Cultural, mas não foi suficiente para manter as portas abertas.

“O futuro é incerto. Vontade de trabalhar nunca faltou. A Cia foi independente de verba pública e privada durante longos anos, mas a pandemia nos apresentou uma realidade difícil de enfrentar. A nossa invisibilidade diante quem poderia fazer a diferença é distópica. Fica aqui o nosso desejo para que os gestores de cultura e as comissões formadas por ‘integrantes da sociedade civil’, não deixem que mais nenhum grupo encerre suas atividades. Que mais nenhum teatro feche. Pois é isso que os que agora nos desgovernam mais desejam”.

Confira:

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários